Os Infernais

Todo santo dia que Deus dá, de segunda à sexta (salvo o dia em que aparece uma carona amiga), eu preciso pegar dois ôninus para chegar no trabalho – um vai da minha casa até o terminal de integração, e o outro vai do terminal até o ponto de ônibus próximo ao trabalho. Beleza. Até aí tudo bem. Uma porção de gente no mundo pega duas, três, quatro conduções para trabalhar, estudar etc e tal.

Mas eu, pobre de mim, tenho o desprazer de pegar diariamente um ônibus da linha Tropical São Francisco. Eu sequer sei onde fica esse bairro, mas quem conhece a roça sabe que é longe, no limite da minha imaginação territorial. Acontece que quando o Infernal São Francisco chega seus filhos se oloduzam, rola o maior jazz o povo se desespera, a fila que inexiste vira um amontoado de gente se acotovelando e praticamente saltando uns sobre os outros, e eu tento me resguardar só para não levar umas porradinhas de sobrevivência gratuitas.

Mas na semana passada não teve jeito. Foi o Infernal chegar, o povo se amontoar, eu tentar entrar e pronto: levei uma porrada tão forte no braço que ficou um hematoma; agora pergunta se o cavalo batizado pediu desculpas, pergunta! Aposto que se questionado a respeito, ele diria que é a lei da sobrevivência no transporte  coletivo urbano.

Daí que todos os dias eu chegava na tv comentando com a minha editora que eu sentia pena do povo que mora no Jardim Tropical, que é um bairro longe, periférico – imagino – e ainda tem que andar num ônibus sujo e xexelento. A pessoa já tem uma vida sofrida e ainda precisa passar horas do seu dia dentro de um ônibus nojentinho daquele.

Agora, ante a selvageria do povo, pergunta se eu ainda fico toda penalizada com as condições do ônibus. Pergunta!

E antes que algum politicamente correto venha aqui me acusar de ser elitista, em verdade vos digo: educação doméstica não tem nada a ver com dinheiro.

4 comentários sobre “Os Infernais

  1. Luana disse:

    kkk

    Morei anos na Cidade Operária, caminho do TSF. Mas parece que foi em outra encarnação, pq é ótimo nao precisar passar pelo Terminal – principalmente – do São Cristovão. Urgh!

Deixe um comentário

